Thursday, March 30, 2006

Futebol...

Ora então cá vou eu tentar explicar porque é k eu não curto muito futebol.

Claro k para a maioria das pessoas, ser gajo implica ser adepto de futebol. Pois não é bem assim, há vários homens k não gostam assim tanto de futebol e eu sou deles.

Mas ao contrario dos homens que gostam de futebol (porque é lindo, dizem eles) eu posso explicar as razoes pelas quais eu não gosto.

Antes de mais não é que eu não goste, nem desgosto, só não me desperta interesse. Claro que gosto de ver um bom jogo, mas isso é muito raro ver-se, por isso, em vez de perder 90 minutos do meu tempo a ver a bola de um lado para o outro em lances desinteressantes, prefiro ver o resumo k em 10 minutos apresenta todos os lances interessantes.

Claro k isto não dá para analisar o jogo ou para analisar a performance de cada um dos participantes, quer eles sejam jogadores, arbitro ou treinadores.

E claro, assim já não posso fazer akela típica figura de gajo entendido no assunto, que la por ter dado uns pontapés numa bola num qualquer clube dos distritais já se acha com autoridade moral para insultar e chamar ignorante a um treinador que vive á 20 anos no mundo do futebol profissional e da alta-competiçao.

Mas quando é que o Português vai perceber que, sendo ele o chamado treinador de bancada sem a mínima formação no assunto (para alem de ver jogos na TV enquanto bebe cerveja) ao estar a contestar as opções de alguém com a devida formação, esta a equiparar-se a um qualquer puto da 2ªclasse a dizer que a professora (licenciada) não percebe nada do assunto.

No consigo deixar de comparar com a típica situação dos putos da escola a teimarem com o professor de ciências, a dizerem que “toda a gente sabe, e basta ter olhos na cara para ver, que as coisas mais pesadas caem mais depressa!” Quando na realidade, a velocidade de queda de um corpo não depende do peso, só que eles ainda não sabem isso, e como é “lógico” k “o mais pesado cai mais rápido”, então o professor é burro e não sabe nada!

Por isso meus caros comentadores de café e treinadores de bancada, mentalizem-.se de uma coisa, no dia em que tiverem um curso de treinador que vos habilite a treinar uma equipa da primeira liga, então ai já podem começar a ter opiniões, ate lá terão apenas palpites.

Mas voltando ao tema pelo qual o futebol me revolta… Já repararam quantas paginas de um jornal desportivo são reservadas ao futebol e quantas restam para TODAS as outras modalidades?

Já repararam no dinheiro que se investe no futebol em comparação ao das outras modalidades?

Eu compreendo que o futebol, quer eu queira quer não, é um desporto de massas. E como tal terá forçosamente que movimentar milhões.

Mas nem é tanto o futebol profissional que me chateia.

O que me incomoda é o dinheiro que se gasta nos clubes que nunca irão conseguir nada de útil para o nosso pais, mas existem apenas porque qualquer aldeia que se preze tem k ter um clube de futebol. E claro a câmara municipal subsidia!

O povo de futebol, por isso, tudo bem! E isto teria muito sentido se não houvesse outras modalidades que poderiam efectivamente fazer algo de útil, mas que não fazem por falta de apoios.

E eu dou-vos um exemplo que conheço perfeitamente, mas este exemplo serve para muitos outros casos idênticos que conheci.

A minha irmã jogava ténis desde os 6 anos de idade e o currículo dela inclui entre outras coisas:

- Campeã Nacional de Pares Femininos – Cadetes (14-16 anos)

- Vice Campeã Nacional de Iniciados (ate 12 anos)

- Vice Campeã Nacional de Cadetes (14-16 anos)

- Nº2 no ranking Nacional de Infantis (12-14 anos)

- Top 200 da Europa (14-16 anos)

- Estatuto de alta competição

Para não falar nos inúmeros títulos de Campeã Regional e torneios que venceu.

Claro tudo isto implica treinar 4 horas por dia todos os dias úteis da semana.

Mas vocês acham que alguém apoiava alguma coisa???

Eu vou vos contar!

Só para treinar tinha k se pagar uma mensalidade ao clube (k não era tão pouco quanto isso). Em termos de material desportivo gasto eram 3 raquetes profissionais idênticas, 1 par de sapatilhas por mês (claro que tinha que ter sapatinhas para terra-batida, outras para piso rápido e outras só para fazer corrida), umas cordas de raquete por semana, isto tudo sem falar em vestuário e outros acessórios desportivos.

Em termos de deslocações, praticamente todos os fins-de-semana tinha provas algures em Portugal continental, desde o Algarve ate ao Norte do país.

Para não falar nos torneios k ia jogar ao estrangeiro, a representar Portugal. Claro que nestas deslocações todas, não era só a atleta, havia também a deslocação do treinador.

E sabem quem é k pagava as despesas de tudo isto?

O clube? A federação? A câmara municipal?

Não! Não! Eram mesmo tudo do bolso da atleta (ou dos respectivos pais).

E quando se solicitava a Câmara Municipal algum apoio, a resposta era sempre a mesma, “Já não há verba”

E porque é k já não há verba?

Porque o pessoal que joga em clubes de futebol de merda recebe o seu salariozinho, como eu conheço muita boa gente, k vai á sua terrinha jogar ao Domingo contra a aldeia vizinha e ainda lhes pagam!

Esta bem que joguem e k os clubes existam para proporcionar desporto a essa gente toda, mas pagarem salários?? (esta bem k não é um salário alto, mas eles são imensos!)

Porque como eu dei o exemplo da minha irmã, há muitos outros em muitas outras modalidades, nas quais somos muito melhores do que no futebol, mas que ninguém apoia.

Basta olhar para o hóquei em patins, modalidade em que somos dos melhores do mundo, mas que andam igualmente sempre á rasca com fundos.

Por isso, o futebol revolta-me!

Acho que se gasta demasiado dinheiro em sustentar o VICIO do futebol, quando poderia ser aproveitado para apoiar jovens talentos em outras modalidades, que se calhar ate tinham possibilidade de chegar longe e levar o nome do nosso país la fora, mas não, anda-se a sustentar jogadores de futebol de fim de semana.

Eu já nem entro nos salários dos jogadores profissionais, que acho uma imoralidade, mas pronto! Anda um gajo a esfolar-se a estudar durante quase 20 anos, para depois uns gajos que não sabem somar 2+2 e só porque dão uns toques numa bola, irem receber mais num ano que os outros na vida toda… mas ok…

É por estas e por outras que me fui distanciando cada vez mais dessa indústria que é o futebol (excepção feita para a selecção nacional, por razoes patrióticas apenas).

Por isso não me perguntem que vai a frente do campeonato, quem vai jogar com quem, ou quem é o melhor marcador do campeonato, porque eu não sei nem muito menos quero saber.

Pronto… já descarreguei!! Ufff…

Allex

Saturday, March 25, 2006

A more serious post... for a change...

This post will be in English again, it’s about a global matter, and therefore I don’t wish to restrain it to Portuguese readers only.

World "by night"

Last week I’ve read an article about our environmental future and I have to tell you, I knew it was bad, but not that bad.

This article was an interview with Lester Brown, president of the “Earth Policy Institute” and founder of the “Worldwatch Institute”.

The main question is “Is our present economic system sustainable?”

The answer is clearly – NO!

There were several facts that caught my attention, specially about developing countries:

- China is now importing more cereals, meat, coal, steel and energy than the USA.

- If the Chinese economy continues to grow at 8%/year by the year 2031 the average per capita Chinese income will match that of the Americans.

- With such per capita income, China will consume 2/3 of the global cereal production.

- The Chinese paper consumption will by two times the global production. Meaning that all the forest in the planet will be used for paper production…

- If, like the Americans, Chinese will have an average of 3 cars for each 4 persons, they’ll have 1,1 billion cars. Today the world has 800 million cars.

- The necessary roads and parks for such a fleet will take the same space as Chine uses today for rise crops.

- This will also mean a consumption of 99 million barrels of oil per day, 15 million more barrels than what we produce today.

- By 2031 India will have even more population than China.

Mcdonalds in China


It inevitable not to recall the fate of Easter Island. An island where the local civilization disappeared after cutting off all the trees in the island to build fishing boat. That is our fate, is we don’t do anything about it!

According to Lester Brown, with our present behavior, our ecosystem will not last more than 20 years.

The world population has gone from 2 500 to 6000 millions in last 50 years and the planet’s natural resources are running out.

I can’t help to remember the words from “Agent Smith” in “The Matrix”:

I’d like to share a revelation that I’ve had during my time here. It came to me when I tried to classify your species. I’ve realized that you are not actually mammals. Every mammal on this planet instinctively develops a natural equilibrium with the surrounding environment. But you humans do not. You move to an area and you multiply until every natural resource is consumed and the only way you can survive is to spread to another area. There is another organism on this planet that follows the same pattern. Do you know what it is? A virus.”

Although fictional, if have to admit that there is a point there…

We are in fact spreading, the world population increases 70 millions each year and every year 3 million hectares are turned into roads and building. Also the decrease in underground water lines is resulting in less and less cultivatable land.

With the food production is decreasing and a growing population, soon prices will increase dramatically, resulting in social problem and even military conflicts.

If there are wars over oil today, there will be over other resources in the future…

So, are doomed?

Some steps have been given which can give as some hope, such as new “green” energy sources, reforestation initiatives and mainly a growing environmental awareness.

However, we are still running out of resources, and main resource we are out off is – time!

We can go on with our present lifestyle and watch our own collapse, or we can try to do something about it.

This will be a decision that will mark our generation and affect those to come...

Allex

Tuesday, March 21, 2006

Rasganço

Galeria de fotos de Pedro Ferraz em www.olhares.com


“Olha, o fim-de-semana, foi normal. Fui a um rasganço no sábado, de resto, nada de especial.”

Isto foi a minha resposta á maioria das vezes k me perguntaram como tinha corrido o fim-de-semana.

O que acontece é k muita gente me perguntava “Foste a onde? Ras...k? O k é isso? Tas-te a passar??”

Posto isto, e como neste blog se faz serviço público, achei por bem tentar explica o k é afinal isso do Rasganço.

O Rasganço é uma tradição da academia da Universidade de Coimbra que acontece kd alguém acaba o curso e simboliza o “rasgar” para com a universidade, a separação entre o antigo aluno e a universidade k o acolheu durante o seu percurso escolar.

Como é sabido, é comum as várias universidades terem o seu fato académico, também designado como traje.

Em Coimbra o traje inclui para alem do básico, a capa e a pasta. Por básico entende-se calças, camisa, colete, gravata e batina no caso masculino e no caso feminino, retira-se o colete e troca-se as calças por saia. Há meninas k julgam k a saia do traje é suposto ser mini-saia, coisa k não é verdade, mas nós não nos importamos! Só as outras raparigas, normalmente com pernas menos apelativas é k normalmente levantam problemas!! Ai a inveja é uma coisa tão feia!! :p

A capa é como o próprio nome indica uma capa k se coloca pelos ombros, estão a ver a capa do super-homem? É do género, só k é preta e é maior k a do super-homem, mas não dá para voar!

Serve, contudo, para coisas bem mais divertidas k voar ;) Se algum dia passarem no recinto dos concertos da Queima da Fitas, vão perceber…

Continuando…

A pasta é, também como o próprio nome indica, uma pasta onde se podem guardar os “tão utilizados” apontamentos das aulas… É feita de cabedal preto e abre como um livro, sendo cada “pagina” ligeiramente maior k uma folha A4.

Estou a especificar a pasta e a capa porque estas têm particular importância durante o Rasganço…

Voltando ao Rasganço em si…

Ora portanto, o/a estudante acaba o seu curso, é uma alegria, então decide reunir os amigos para celebrar e as pessoas reúnem-se na Universidade na data marcada.

O anfitrião leva uns “comes e bebes” para entreter as pessoas enquanto o resto das pessoas vai chegando, sim porque o português nunca chega, vai chegando…

A certa altura, quando já estão todos presente e a família já de câmera de filmar em riste, dá-se o Rasganço propriamente dito.

Ora então o k é k acontece realmente??

Hehe… Não percam o próximo episodio… porque nós tb não!! (lembram-se?)

Ok, eu conto…

A pasta e a capa são particularmente importantes nesta fase, pois nesta altura já algum amigo roubou a capa ao Rasgado.

Então, os amigos rodeiam o recém-licenciado (ainda trajado a rigor) e rasgam-lhe o traje académico ate ele ficar literalmente todo nu!


Nesta fase ele apenas fica com a pasta académica para preservar alguma privacidade, normalmente não consegue, mas enfim, tenta…

De seguida o pessoal afasta-se, ele fica então tal como veio ao mundo apenas segurando a pasta académica onde ele kiser, mas normalmente é a frente.. porque será??

Nesta fase o tal amigo k tinha-lhe roubado a capa desata a fugir e o nosso ex-estudante tem então k o perseguir ate o alcançar para então se cobrir com a capa.

Claro k a capa pode ir passando de pessoa em pessoa, dependendo da vontade colectiva de fazer, ou não, o desgraçado correr.


Kd o jovem consegue recuperar a capa, pode então cobrir-se com a respectiva capa, assim tipo tarzan, com a capa a tapar a cintura e meio tronco, presa com o cinto.

Depois há kem rasgue os colarinhos e os punhos dakilo k tinha sido uma camisa e volte a vesti-los.

Após este ritual de finalização académica, vão todos jantar e depois é borga pela noite dentro ;)

E agora perguntam voces…

“E é igual com as mulheres??”

Não, com as mulheres é bem mais soft. Apenas rasgam a camisa e a saia as tiras, mas não perdem a sua privacidade…

Pois nisto, não kerem vocês igualdade!!


Allex

PS: As fotos incluídas neste post foram recolhidas da net, não conheço os proprietários das fotos nem os seus intervenientes.
Os direitos das fotos pertencem aos seus respectivos proprietários.


Mais sobre o Rasganço:

http://pwp.netcabo.pt/qvidpraxis/rasganco.html

http://www.aac.uc.pt/mcv/rasganco/rasganco.htm

Nota Comemorativa

Hehe!!!

100 visitas em 32h ?!!

Estava a contar ai com... umas... umas 14 !! (ha k ser exacto!!)

Hehe, ja perdi os 3... digitos, os 3 digitos :p

Era so para dizer isto mesmo :
"Obrigado pela sua preferencia e volte sempre" - onde é k eu ja ouvi isto??

"Inte" ao proximo post...

Saturday, March 18, 2006

A Guerra dos Sexos

"Sharon Stone in Basic Instinct 2"


Ontem estava a ter uma conversa com uma amiga, ela estava um bocado em baixo porque cometeu akele erro típico… pensar na vida.

No caso dela ate era especificamente sobre a vida sexual dela, ela estava preocupada com a extensão da lista dela de parceiros sexuais.

Desabafava ela k fica mal a uma mulher ter “demasiada experiência” e que ainda se ouviam as bocas do costume, tipo “muito rodada”, “deita-se com tudo o k mexe” e coisas assim…

Eu acho k no século XXI já não há lugar para esses preconceitos.

Ok, eu compreendo o ponto de vista geral do tipo “gosto de comer uma gaja com experiência, mas kero namorar com uma mulher demasiado experiente”.

Citando o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros “Compreender não ker dizer concordar, quer apenas dizer k se percebe o ponto de vista”. (já não sei se foram essas as palavras dele, mas a ideia era essa).

Fica a também a questão, “quanto é demasiado?”

Pode ficar como sugestão de discussão para uma futura reunião do S.N.A.

Voltando ao tema, é claro que se calhar tb não gostava de ir a um jantar de grupo com a minha namorada e saber k 30% dos gajos k lá estavam já tinham ido para a cama com ela.

Mas e o oposto? Mulheres o k sentem vocês kd sabem k o vosso homem já comeu algumas das mulheres k estão na mesma sala k vocês? É indiferente? Porque é homem, é natural, por isso não se liga? (não sei, mas não me parece…)

Por isso eu acho k no fundo, na perspectiva da experiência da namorada/o, ate se deve estar em sintonia, por isso não é por ai.

Acho k o problema é mais com os outros, ou seja a opinião colectiva dakilo a k chamamos sociedade.

Sim, mas vocês mulheres tb são as primeiras a dizer para as vossas amigas “Estas a ver akela ali, é uma puta!! Vai com os gajos todos” (desculpem a linguagem, mas a ideia é isto ser tipo conversa de tasca)

Ao menos nos apenas trocamos informação, sem fazer juízos de valor, é mais do tipo “Pah, vai lá, olha k ainda te safas!!”

Já as mulheres não precisam de trocar este tipo de informação positiva, a frase “vai la, olha k ainda te safas!” não tem muito sentido, claro k se safa!

Elas precisam de trocar informação negativa, ou seja “Não vale a pena, esse é fiel!” ou “Vais perder o teu tempo amiga, esse joga na outra liga!”

Seja como for, o preconceito em k “um homem cheio de mulheres é garanhão e k uma mulher cheia de homens é uma puta”, acho k esta na altura de ser ultrapassado.

Ate porque cada vez mais mulheres se preocupam menos com isso, e limitam-se a pensar no seu próprio prazer, o k é bom.

Mas há mais, é k elas já perceberam k podem tb ser predadoras, tarefa tipicamente masculina. Esta mulher predadora, tal como o homem fez desde sempre, também ela vai a caça.

Produz-se toda, sai, procura uma presa, monta-lhe o cerco, e basicamente…haumm... come-o!

Mas isso leva-nos para outro problema…

Pois é, meus caros companheiros, esta luta entre sexos á muito k já não é pela igualdade. A luta é pela liderança! E não sei se estaremos a ganhar…

Sim, porque esta moda da mulher predadora, pode ter o seu lado interessante, mas ela não se limita a uma presa. É sabido k os predadores muitas vezes brincam com a presa só pelo gozo e pelo prazer de brincar, e isso tb acontece connosco, mas desta vez a presa somos nós!!

Pois pk enquanto ela escolhe e não escolhe a presa final, vai se insinuando aos restantes e depois quando eles já estam rendidos, vão de patins!

A parte do homem ser comido, ainda é nakela, acho k nenhum homem se vai importar muito com isso, só vem facilitar as coisas :p mas a parte de ser gozado, essa já não me agrada por ai alem.

E nem é preciso sair de casa, ate aki pela blogosefera vemos blogs de mulheres (supostamente) com textos e/ou imagens insinuantes, e nos ficamos logo todos doidinhos! É só ver os comentários k deixamos…

Por isso rapaziada, temos k nos organizar e começar a pensar bem no nosso futuro porque as coisas a irem assim, kk dia estamos nos a lavar pratos e elas a ler a revista no sofá :p (hehe, esta foi muito machista não foi, desculpem lá meninas, mas foi para ver se o pessoal acordava :p )

Antes k as meninas me batam, eu nem sou defensor do machismo, acho k as coisas são para serem feitas em conjunto e não um estar no sofá e outro a trabalhar, seja ele kem for.

Mas depois deste parênteses, o k esta aki em kestao é a liderança entre sexos e ai, minhas keridas, desculpem mas ninguém gosta de ficar em segundo lugar :p

Por isso rapazes, mulheres predadoras?? Sim senhora, venham elas!! Mas não é para cairmos k nem patinhos.

Bem, ficaram muitas questões no ar, espero k peguem nelas e digam de vossa justiça, ate estou curioso pelos comentários…

Allex

Thursday, March 16, 2006

Coimbra no seu melhor...

Ontem vinha eu para casa, nem era hora de ponta, e havia um transito anormalmente intenso!!

Humm... OK, se calhar é melhor começar por algumas definições…

- Hora de Ponta em Coimbra: Isto pode parecer estranho para as pessoas que sempre viveram em Coimbra, mas meus caros vizinhos, isso não existe! Coimbra NÃO TEM HORA DE PONTA! De facto, é hilariante kd vou no carro com algum Conimbricence de gema e ele/ela começa a stressar com meia dúzia de carros na estrada. (Eu vivi na linha de Sintra durante 16 anos e acho k basta uma “palavra” para a minha definição pessoal de transito – IC19!! )

- Transito em Coimbra: Fila de carros com mais de 4 veículos ate 1 342 metros de fila, isto só para nao dizer bicha. Porque mais do que isso é sinal k aconteceu alguma desgraça regional!! E ate porque nós não temos ruas com comprimento suficiente para ter muito mais transito k isso…

Não que isto seja mau!! Antes pelo contrário, é óptimo. Eu vivo a uns 7 ou 8 Km fora da cidade e á “hora que nas outras cidades é hora de ponta”, chego ao centro da cidade em 12 minutos… Roam-se de inveja Alfacinhas e Tripeiros, hehe ;)

Voltando a historia…

De facto ontem roçou-se o limite máximo da definição de trânsito, não era uma desgraça regional, mas quase! Era uma manifestação de agricultores!! Como vocês sabem os agricultores têm tractores, não é k akilo só ande a passo, mas acho k eles estavam a ter o seu prazer em andar especialmente devagar, ainda por cima com escolta policial.

Digamos que um trajecto que normalmente demoraria 1 minuto e 46 segundos, (que era basicamente percorrer a Ponte Europa e os respectivos acessos) demorou uns 15 minutos. Claro k vocês podem dizer k 15 minutos não é nada e k perdem todos os dias mais de 1h no transito, mas eu relembro k estamos a falar de Coimbra…

Para quem conhece a cidade deve ter reparado k eu chamei á ponte “Ponte Europa” e não “Ponte Rainha Santa”!

E isso é outra coisa k me faz confusão em Coimbra… Porque é k aki, tudo tem k ter sempre alguma coisa relacionada com religião??!!

É que vocês não estão bem a ver!! Vamos olhar para as freguesias da cidade… Assim de repente lembro-me de Santa Clara, Santa Cruz, Se Nova, Santo António dos Olivais e S. Martinho do Bispo. Agora vamos olhar para as pontes sobre o rio Mondego, temos 4 pontes rodoviárias na cidade, Ponte de Santa Clara, á ponte da portela acho k kerem chamar “ponte de S. António” e á Ponte Europa mudaram-lhe o nome para “Ponte Rainha Santa Isabel”!! A outra ponte chamam-lhe simplesmente ponte do açude, isto porque funciona também como represa, vá lá, essa escapou…

Ok, a Rainha Santa Isabel é a padroeira da cidade, tudo bem, mas o padroeiro de Lisboa é Santo António e lá não há nenhuma ponte com nome de santos!!

O que nos safa ainda é a universidade e o pessoal universitário com as suas borgas, se não isto era uma autentica cidade mosteiro!!

Uff, já desabafei!!
Sabem k isto de já não estar habituado a estar 1h no transito, um gajo passa-se kd vê mais k 5 carros parados num semáforo!!

Eu reclamo, mas no fundo, adoro esta cidade!! :)


Allex


Wednesday, March 15, 2006

Blogs com musica…

Agora parece k é moda ter vídeo clips musicais nos blogs, ou no mínimo uma qualquer musica de fundo!

Tenho andado a fazer “turismo” por vários blog, kd não tenho nada k fazer gosto de ir de blog em blog, e dar uma vista de olhos pela blogosfera.

Mas sempre k entro num blog, das duas uma, ou tenho as colunas desligadas e estou a fazer downloads desnecessários a descarregar vídeos de musicas k não kero ouvir, ou então tenho as colunas ligadas (porque provavelmente estou a ouvir alguma musica que gosto) e a primeira coisa k tenho k fazer é ir ver onde raio esta o botão do STOP!

Eu compreendo que gostem de divulgar as musicas que vocês gostam, mas não há maneira de isso não começar automaticamente a tocar quando se entra no blog?? Do tipo, se eu kizer ouvir, carrego no PLAY!!!

Eu nunca experimentei por música no blog, mas tenho a certeza k deve dar para tirar esse auto-play.

Aos meus amigos e amigas que têm musicas nos vossos blogs: Não, não vou deixar de ir ao vosso blog por causa disso e não é por causa do vosso blog k eu estou a escrever isto!! É só k hoje, na tal viagem pela blogosfera, devo ter visitado dezenas de blogs k começam logo a cantar! E isso misturado com a musica do iTunes, dá uma confusão k nem vos conto!!

Por isso, vamos lá a tirar esses auto-plays… :p


Allex

Sunday, March 12, 2006

Insónias

Há mais de uma semana k não ando a dormir nada de jeito!

O que é estranho porque eu nunca tive problemas em dormir e sempre dormi “k nem uma pedra”.

Isto começou na noite de Carnaval, cheguei a casa tarde e cansado. Pensei k iria chegar a cama e apagar completamente, mas para meu espanto não!

Andei as voltas na cama um tempo e ate k ouvi o terrível som matinal. A rega do jardim!! Sinal que eram 7h da manha, e eu sem dormir…

Depois seguiu-se o pessoal cá de casa a acordar e sair para o trabalho – 8h

Depois acho k consegui dormir kk coisa…

Nos dias seguintes foi sempre a mesma coisa. Ok… tinha os horários trocados, mas se fosse só isso, adormecia tarde mas dormia bem umas 6 ou 7h, o que não acontecia.

Não faço ideia a razão desta súbita mudança e já ouvi várias teorias, desde stress, ansiedade ate álcool (segundo esta teoria, muito álcool da sono, um pouco de álcool tira o sono, não sei…).

Eu desconfio que foi de uma “discussão” k tive com o meu pai sobre horários trocados. Ele, como qualquer pai preocupado, quer k eu tenha um horário “socialmente aceitável”, deitar cedo e cedo erguer (como diz o provérbio). Mas eu gosto e me deitar tarde, quer seja por sair a noite, por estar no computador ou simplesmente a ver TV.

E ele disse “quando precisares de regular o teu horário, vais ter muitas dificuldades!”

Isto leva-me uns anos atrás, sobre outra frase marcante.

Á uns 6 ou 7 anos fui com um grupo de amigos passar uns dias ao norte a casa de uma colega nossa. Ficamos distribuídos pelos quartos da casa e no quarto onde fikei, o irmão da minha colega (que mais tarde acabou por ser tb colega de curso) avisou-me que era melhor fechar bem a preciana da janela, e nem deixar nenhum dakeles burakitos, porque senão ia acordar de manha com o sol.

Ao que eu respondi “Eu ate de janela aberta durmo, não é esses raiozitos de sol k me vão acordar!!”

E ele disse “Tu é que sabes, mas olha que eu avisei!”

A verdade é k as palavras devem ter ido directamente ao inconsciente, porque depois desse dia, comecei a acordar com a luz solar de manha, coisa que tb não acontecia ate então.

Para vos dar um exemplo, quando tinha uns 10/12 anos, num acampamento de escuteiros, acordaram-nos a meio da noite para fazermos um jogo nocturno (tipo, seguir umas pistas á noite pelo meio do mato que terminam numa campa com velas e com pessoal a sair do meio dos arbustos a pregar sustos, é giro!). Eu não fui a esse jogo porque ninguém me conseguiu acordar…E eu no dia seguinte nem sequer me lembrava de me terem tentado acordar…

As vezes dizem-nos coisas que nunca tínhamos pensado nelas e que inconscientemente nos alertam para um possível problema, mas que como nunca tínhamos pensado nisso, era um problema ignorado, logo não era problema. Mas depois de tomarmos consciência que estávamos a ignorar esse problema, deixamos de o ignorar (consciente ou inconscientemente) e passamos a ter de facto um problema.

Acho que foi isso que se passou, eu nunca achei que iria ter algum problema em regular horários de sono e por isso não tinha esse problema. Depois de ter sido alertado que isso poderia ser um problema, acho que passei a dar mais importância a essa questão, tornando-se de facto num problema.

Acho que agora vai haver uma fase de adaptação e vou acabar por encontrar um equilíbrio, mas penso k nunca mais irei ter a facilidade que tinha em regular horários de sono…

É fascinante como o nosso inconsciente funciona…


Allex

Saturday, March 04, 2006

Trabalho Vs Emprego

Num post anterior referi que estava desempregado, é verdade que ninguém me paga, mas não posso dizer que estou sem trabalho, eu explico…

Acabei o curso o ano passado, química industrial… Depois disso frequentei um curso de empreendedorismo de base tecnológica. Nesse curso formaram-se grupos e a cada grupo foi entregue uma tecnologia desenvolvida na nossa universidade, para que cada grupo desenvolvesse um plano de negócios para uma potencial empresa que iria explorar comercialmente a tecnologia desenvolvida no meio académico.

No caso do meu grupo foi uma tecnologia que permitia desenvolver umas lentes de contacto que libertam gradualmente um (ou vários) fármaco no olho, substituindo assim as incómodas gotas para a vista.

No final do curso fomos incentivados pela universidade a criar a empresa e produzir as tais lentes, inclusivamente havia investidores interessados em financiar o projecto.

Contudo, houve alguns problemas relacionados com a propriedade intelectual da tecnologia que levaram a que esse projecto ficasse em stand by. Ainda não está completamente arrumado de parte, para lá caminha, mas a esperança é sempre a ultima a morrer…

Dada essa situação de impasse, resolvi virar-me para algo que gostasse mais. Sempre gostei da área do aproveitamento energético de resíduos, pois apresenta-se como uma solução para 2 problemas, ambiental e energético.

Teria que ser algo que não fosse um investimento brutal e k não requeresse um know-how demasiado específico.

A opção acabou por recair no biodiesel, que é algo que esta muito na moda agora. É um processo simples de fazer, por isso por todo o lado aparece gente a fazer biodiesel. Para quem não sabe, biodiesel é um produto substituinte do gasóleo que é produzido a partir de óleo vegetais ou gorduras animais.

Claro que uma coisa é fazer biodiesel na garagem para consumo próprio, outra coisa é produzir á escala industrial.

Começou um pouco por curiosidade em saber como se fazia, acabei por ir ficando interessado e fiz uma pesquisa sobre o assunto. Comecei também por fazer uns ensaios na garagem e uns testes num laboratório da faculdade. A coisa foi evoluindo, dei uns toques pessoais no processo, e acabei por construir um protótipo experimental. Não posso revelar muitos detalhes sobre isso porque estou (juntamente com o GAPI) a estudar a possibilidade de submeter uma patente, por isso neste caso o segredo ainda é a alma do negocio :p

Bem, mas isto é tudo muito giro, mas se não for rentável não vale a pena, dai que estou a concluir o estudo financeiro para depois andar a correr atrás de potenciais investidores a ver se algum se chega a frente com o financiamento.

Por isso, lá está, não estou empregado, mas tenho tido muito trabalho. Só espero é que venha a valer mais do que apenas experiência…


Allex

Thursday, March 02, 2006

Carnaval

Só agora estou a escrever sobre o Carnaval, porque graças a essa noite apanhei uma constipação e por isso não tenho tido cabeça para escrever…

Mas não podia deixar de escrever um post sobre o Carnaval!

Já aqui falei sobre o auto intitulado clã de Monsaraz, aproveito para explicar que o nome não vem directamente da localidade em si, mas mais do vinho da região… enfim…

Na noite de Carnaval resolvemos reunir novamente o clã, desta vez um bocado desfalcados, éramos apenas 5. Os restantes não puderam estar presentes, pois tinham já grandes e privados planos agendados com as suas respectivas para essa noite…

Como foi por uma razão, ficaram desculpados!!

Contando apenas com 5 lá fomos nos vestidos com as nossas tiras de tecido aos quadrados a fazer de kilt. Para irmos todos de igual, usamos a camisa do traje académico, pode não ser muito escocês, mas foi o que se arranjou…

Não fizemos tanto sucesso quanto na semana anterior, muito pelo facto de na semana anterior não ser ainda Carnaval, mas mesmo assim foi muito divertido.

Fomos até uma discoteca chamada “Via Latina” (Via Latina é o nome da zona das arcadas junto á faculdade de direito. Antigamente na Via Latina apenas era permitido falar em latim, dai o nome) que estava demasiado cheia! Na pista do 1º andar o pessoal mal se podia mexer, mas por outro lado foi bom porque deu para encontrar muita gente conhecida. Foi uma noite muito divertida, e é sempre uma experiência nova ir para a pista de kilt :p

Já perto 6h decidimos mudar de “poiso” e pensamos ir até a outra discoteca, mais pequena mas com melhor música, chamada “Noites Longas”.

Não chegamos a entrar porque aquilo ia fechar as 6h, tenho ideia que normalmente fecha mais tarde, mas pelos vistos naquele dia já deviam ter facturado a noite e queriam ir dormir mais cedo :p

A noite ficou concluída com o belo do cachorro quente!

Saldo final, uma noite bem passada e uma constipação, acho que foi positivo!

PS: Quanto as fotos que ficaram prometidas num post anterior, quando as receber eu coloco aqui uma, isto se elas não estiverem demasiado más, claro!