Sunday, March 12, 2006

Insónias

Há mais de uma semana k não ando a dormir nada de jeito!

O que é estranho porque eu nunca tive problemas em dormir e sempre dormi “k nem uma pedra”.

Isto começou na noite de Carnaval, cheguei a casa tarde e cansado. Pensei k iria chegar a cama e apagar completamente, mas para meu espanto não!

Andei as voltas na cama um tempo e ate k ouvi o terrível som matinal. A rega do jardim!! Sinal que eram 7h da manha, e eu sem dormir…

Depois seguiu-se o pessoal cá de casa a acordar e sair para o trabalho – 8h

Depois acho k consegui dormir kk coisa…

Nos dias seguintes foi sempre a mesma coisa. Ok… tinha os horários trocados, mas se fosse só isso, adormecia tarde mas dormia bem umas 6 ou 7h, o que não acontecia.

Não faço ideia a razão desta súbita mudança e já ouvi várias teorias, desde stress, ansiedade ate álcool (segundo esta teoria, muito álcool da sono, um pouco de álcool tira o sono, não sei…).

Eu desconfio que foi de uma “discussão” k tive com o meu pai sobre horários trocados. Ele, como qualquer pai preocupado, quer k eu tenha um horário “socialmente aceitável”, deitar cedo e cedo erguer (como diz o provérbio). Mas eu gosto e me deitar tarde, quer seja por sair a noite, por estar no computador ou simplesmente a ver TV.

E ele disse “quando precisares de regular o teu horário, vais ter muitas dificuldades!”

Isto leva-me uns anos atrás, sobre outra frase marcante.

Á uns 6 ou 7 anos fui com um grupo de amigos passar uns dias ao norte a casa de uma colega nossa. Ficamos distribuídos pelos quartos da casa e no quarto onde fikei, o irmão da minha colega (que mais tarde acabou por ser tb colega de curso) avisou-me que era melhor fechar bem a preciana da janela, e nem deixar nenhum dakeles burakitos, porque senão ia acordar de manha com o sol.

Ao que eu respondi “Eu ate de janela aberta durmo, não é esses raiozitos de sol k me vão acordar!!”

E ele disse “Tu é que sabes, mas olha que eu avisei!”

A verdade é k as palavras devem ter ido directamente ao inconsciente, porque depois desse dia, comecei a acordar com a luz solar de manha, coisa que tb não acontecia ate então.

Para vos dar um exemplo, quando tinha uns 10/12 anos, num acampamento de escuteiros, acordaram-nos a meio da noite para fazermos um jogo nocturno (tipo, seguir umas pistas á noite pelo meio do mato que terminam numa campa com velas e com pessoal a sair do meio dos arbustos a pregar sustos, é giro!). Eu não fui a esse jogo porque ninguém me conseguiu acordar…E eu no dia seguinte nem sequer me lembrava de me terem tentado acordar…

As vezes dizem-nos coisas que nunca tínhamos pensado nelas e que inconscientemente nos alertam para um possível problema, mas que como nunca tínhamos pensado nisso, era um problema ignorado, logo não era problema. Mas depois de tomarmos consciência que estávamos a ignorar esse problema, deixamos de o ignorar (consciente ou inconscientemente) e passamos a ter de facto um problema.

Acho que foi isso que se passou, eu nunca achei que iria ter algum problema em regular horários de sono e por isso não tinha esse problema. Depois de ter sido alertado que isso poderia ser um problema, acho que passei a dar mais importância a essa questão, tornando-se de facto num problema.

Acho que agora vai haver uma fase de adaptação e vou acabar por encontrar um equilíbrio, mas penso k nunca mais irei ter a facilidade que tinha em regular horários de sono…

É fascinante como o nosso inconsciente funciona…


Allex

7 Comments:

Blogger Unknown said...

Eu acho que isso é da idade :) muita borga acaba por estragar o cérebro...
lol

12 March, 2006 21:26  
Blogger Allex said...

Trequita,
Pois, eu estava a tentar nao me lembrar da hipotese da idade!! Obrigado por me lembrares!! :p

14 March, 2006 14:10  
Blogger Allex said...

Jaci,

De facto, devia haver uma lei para as manhas serem para dormir!!
Mas nao me parece k isso va acontecer...

Bjitos

14 March, 2006 14:24  
Blogger Marshall said...

Sabe que tb ando com insônia e ainda não sei o motivo? Acho que tô ficando velho.. hehehe

curti seu blog
abraço

15 March, 2006 16:05  
Blogger Allex said...

Marshall,

Pois, a triquita ja nos fez o favor de nos lembrar k estamos a ficar velhos!!

Ja dei uma vista de olhos rapida no teu blog, mas com mais tempo vou la ver melhor.

Mas gostei do "Novo meio de transporte Paraguaio"

Abraço
Allex

15 March, 2006 23:46  
Blogger Allex said...

Eu tb tenho esse habito de saltar de blog em blog, depois kd kero saber como fui ter a um determinado blog, nunca sei...
Nao "kiko" ninguem por se fartar de escrever...
Bem, um perfil no Blogger ja tens, agora so falta o blog mesmo ;)

Abraço
Allex

15 March, 2006 23:50  
Blogger Sereia said...

Isso deve ser excesso de excitação!

19 March, 2006 14:07  

Post a Comment

<< Home