Saturday, March 04, 2006

Trabalho Vs Emprego

Num post anterior referi que estava desempregado, é verdade que ninguém me paga, mas não posso dizer que estou sem trabalho, eu explico…

Acabei o curso o ano passado, química industrial… Depois disso frequentei um curso de empreendedorismo de base tecnológica. Nesse curso formaram-se grupos e a cada grupo foi entregue uma tecnologia desenvolvida na nossa universidade, para que cada grupo desenvolvesse um plano de negócios para uma potencial empresa que iria explorar comercialmente a tecnologia desenvolvida no meio académico.

No caso do meu grupo foi uma tecnologia que permitia desenvolver umas lentes de contacto que libertam gradualmente um (ou vários) fármaco no olho, substituindo assim as incómodas gotas para a vista.

No final do curso fomos incentivados pela universidade a criar a empresa e produzir as tais lentes, inclusivamente havia investidores interessados em financiar o projecto.

Contudo, houve alguns problemas relacionados com a propriedade intelectual da tecnologia que levaram a que esse projecto ficasse em stand by. Ainda não está completamente arrumado de parte, para lá caminha, mas a esperança é sempre a ultima a morrer…

Dada essa situação de impasse, resolvi virar-me para algo que gostasse mais. Sempre gostei da área do aproveitamento energético de resíduos, pois apresenta-se como uma solução para 2 problemas, ambiental e energético.

Teria que ser algo que não fosse um investimento brutal e k não requeresse um know-how demasiado específico.

A opção acabou por recair no biodiesel, que é algo que esta muito na moda agora. É um processo simples de fazer, por isso por todo o lado aparece gente a fazer biodiesel. Para quem não sabe, biodiesel é um produto substituinte do gasóleo que é produzido a partir de óleo vegetais ou gorduras animais.

Claro que uma coisa é fazer biodiesel na garagem para consumo próprio, outra coisa é produzir á escala industrial.

Começou um pouco por curiosidade em saber como se fazia, acabei por ir ficando interessado e fiz uma pesquisa sobre o assunto. Comecei também por fazer uns ensaios na garagem e uns testes num laboratório da faculdade. A coisa foi evoluindo, dei uns toques pessoais no processo, e acabei por construir um protótipo experimental. Não posso revelar muitos detalhes sobre isso porque estou (juntamente com o GAPI) a estudar a possibilidade de submeter uma patente, por isso neste caso o segredo ainda é a alma do negocio :p

Bem, mas isto é tudo muito giro, mas se não for rentável não vale a pena, dai que estou a concluir o estudo financeiro para depois andar a correr atrás de potenciais investidores a ver se algum se chega a frente com o financiamento.

Por isso, lá está, não estou empregado, mas tenho tido muito trabalho. Só espero é que venha a valer mais do que apenas experiência…


Allex

5 Comments:

Blogger Pedro said...

Vim aqui ter por intermédio do blogue da Lune.
Interessante esta tua descrição sobre a possibilidade de tentar rentabilizar a comercialização do bio-diesel. Há muitos lobbies que tentam evitar essa hipótese a começar pelas multinacionais ligadas ao petróleo...
Como professor de Geografia sei da importância que se reveste podermos apostar nesse tipo de energia limpa e amiga do ambiente.
Boa sorte com o teu projecto...

05 March, 2006 00:09  
Blogger Cinza said...

Allex... tens potencial... só não podes é ter medo de arriscar... vai em frente... cria o teu futuro..

05 March, 2006 18:22  
Blogger Unknown said...

Sei que é difícil sair para o mundo, eu fiz um curso senti-me insatisfeita e matriculei-me logo noutro, ao fim desse tempo todo a estudar quando terminei o segundo curso parecia que me faltava qualquer coisa... Espero que tenhas sorte... o meu conselho é: imigra terás mais hipóteses, eu estou seriamente a tentar sair de Portugal vamos a ver no que dá, liga para os consulados portugueses lá eles podem dar-te umas dicas.
bjokas

06 March, 2006 17:37  
Blogger Allex said...

Caros amigos,
(amigo e amigas para ser rigoroso...)

Muito obrigado pelas vossas palavras de apoio e incentivo.
Estou a ver k este é um tema k vos interessou. Vou tentar ir deixando mais algumas noticias á medida que elas forem aparecendo.

Voltem sempre,

Allex

06 March, 2006 20:33  
Anonymous Anonymous said...

Allex,
A propósito do que disse a trequita, sei que no site da comunidade europeia, foi criado um link com ofertas de emprego para toda a comunidade...
Quanto ao que te falei outro dia...Duvido que estejas interessado...Eu explico...Eu trabalho na área dos seguros...neste momento preciso de consultores...o facto de estares em Coimbra não é impeditivo...mas depois de ler este teu post...hum...sei não...
Beijinho terno para ti, e desejo-te, sinceramente, muito sucesso...

06 March, 2006 22:32  

Post a Comment

<< Home