Sunday, March 23, 2008

Bélgica...

(in lookerlumet´s blog)

Estou a viver na Belgica á coisa de 1 mes, sim desta vez a mudanca foi mais do que os 500 m da ultima vez.

Estou a gostar bastante de ca estar, se bem que no primeiro mes nao seria de esperar outra coisa.

Ja tinha estado na Belgica antes, mas so vivendo num sitio é que realmente comecamos a conhece-lo.

Ha diferencas com o nosso Portugal, mas nao sao assim tao radicais, parece-me que muitas pequenas diferencas.

Para comecar ainda nao me adaptei a estes teclados que tem as teclas todas trocadas!! So para terem uma ideia para usar os numeros é preciso usar o Shift!!

O meu primeiro contacto com os servicos belgas foi para abrir uma conta bancaria. Andava eu pela rua e vi uns multibancos no exterior de um balcao e fui la perguntar o que era preciso para abrir uma conta.

Aquilo pareceu-me um banco muito estranho, mas foi so com as caixas de envelopes que percebi que aquilo afinal era os correios :/

Na segunda tentativa certifiquei-me que havia um letreiro grande á porta com um nome de um banco e, vez de apenas os multibancos.

Os bancos aqui parecem os bancos dos filmes de cowboys, os funcionarios estao todos fechados e atras de um vidro de onde dava para fazer oculos super-graduados!

Quando chegou a minha vez:

-Bom dia, queria abrir um conta.

- Haa, sim, podemos entao marcar uma hora para ser recebido por um colega?

- Humm??

- Amanha as 11h pode ser?

- Nao pode ser... agora??

- Nao, nao. Temos que marcar uma hora.

- Ok...

Claro que no dia seguinte acordei as 12h e tive que repetir todo o processo...

Tambem tive que ir a camara para mudar a minha residencia para ca, em termos de funcionamento publico nao ha grandes diferencas, tira-se uma senha, espera-se e alguem nos atende passado meia hora. A diferenca é que nas nossas lojas do cidadao as senhas dizem a hora estimada para o atendimento e aqui é so um papel com um numero, tipo as senhas do talho do continente :p

Nas ruas nao ha carros estacionados nos passeios, esta mais frio e chove mais, mas por outro lado ha mais loiras! J

Paga-se 2 euros por um cafe, mas por outro lado o pessoal aqui ao almoco so come uma sandwish. Em Portugal come-se realmente demais!

Outra grande vantagem da Belgica é que temos aqui montes de sitios perto, e digo-vos que entrar num comboio em 3h estar em Amesterdao vale a pena :p

Vou tentar visitar o maximo aqui nos arredores, ouvi dizer que 10 por cento (nao encontrei o simbolo neste teclado) da populacao do Luxemburgo fala portugues!! Tenho que la ir ver disso.

Allex

0 Comments:

Post a Comment

<< Home