Friday, May 09, 2008

USA II

Pois é, mais uma semanita por terras do Tio Sam.

Finalmente ja me comeco a acostumar ao processo das gorjetas, pode nao parecer mais nao é assim tao simples como parece!!

Na Europa da-mos gorjeta quando gostamos particlarmente do servico, mas nos Estados Unidos ha a teoria inversa, se das menos de 15% de gorjeta significa que nao se gostou do servico.

Agora eu sei disso, mas nao quando la cheguei!! Da ultima vez o meu chefe encarregava-se sempre das gorjetas, desta vez tinha k me desemerdar sozinho.

Facilmente se percebe que num taxi por exemplo é suposto dar-se gorjeta, mas ja num supermercado ou no Macdonalds nao se da gorjeta.

Ok, mas isto sao os extremos, depois ha toda uma zona cinzenta pelo meio!!

Por exemplo, entrei num restaurante para almocar, akilo era tipo buffet, entao era pré-pagamento. Lixaram-me logo pk la se foi a teoria de arredondar o valor final com a gorjeta.

La pedi o que queria...

- That’s 9,70 please.

- (Ok, e agora? Sera k ja inclui gorjeta? Tenho k pagar ja a gorjeta? Antes do servico?? E se eu nao gostar do servico?? Peco a devolucao da gorjeta??!! Hummm... A gaja tem um pratinho com uns trocos! Ora estes trocos sao menos k os 15% de qualquer refeicao, logo nao é a gorjeta principal, deve ser alguma gorjeta secundaria. Mas tb ha gorjetas secundarias?? Bem, ja sei, deixou ali as moedas miudas para nao parecer mal e depois penso em alguma coisa. Fixe, é isso!)

La deixei os 30 centimos com um sorriso e puz-me a andar. Sentei-me numa mesa e la apareceu a empregada de mesa, apresentou-se pelo nome, perguntou se estava tudo bem, disse k ia buscar a minha bebida e que me podia servir a vontade do buffet.

Fui me servir...

Ela traz a bebida...

- Precisa de mais alguma coisa?

- Nao, nao, estou bem. Obrigado.

Simpatica...

O problema é k ela fazia isto cada vez k passava ao meu lado! Tudo bem que sejam atenciosos e vao perguntado se preciso de alguma coisa ou se esta tudo bem, mas nao de 5 em 5 minutos! E’ que eu ja tinha que fazer previsoes mentais do percurso dela para ver se tinha tempo de engolir a comida antes de ela chegar ao meu lado!! Por varias vezes pegava no garfo mas depois vi-a pelo canto do olho a vir na minha direccao e ja so ficava a espera:

- Are is everything all right sweetie?

- Yeah, fine, thanks…

E so depois entao tinha que aspirar a comida antes do regresso da proxima ronda!

Finalmente chegou a parte dificil... Comecei a ver se percebia se as outras pessoas deixavam dinheiro na mesa ou nao, mas nao consegui ver ninguem a deixar gorjeta... (Olha, se calhar era mesmo no inicio que se pagava, k se lixe, tb nao sou de ca!!)

Olhei a’ volta, nao vi mais ninguem a prepararar-se para ir embora, para ver como faziam, fui eu embora...

Se bem que a duvida de como a coisa funcionava ficou-me na retina e resolvi voltar no dia seguinte. A resposta as minhas questoes veio na forma de um bilhetinho...

"Comentarios e GRATIFICACAO sao apreciados"

"Tenha um bom dia"

"Obrigado"

Subtil, nao?! :p


Allex

PS: Peco desculpa pela falta de acentos e outros erros do mesmo calibre, ja descobri as teclas para coisas inuteis como ù£¨§ mas acentos que é bom, nem ve-los (atencao o “é” é uma excepcao pk ha uma tecla propria so para o “e” ja com acento). Alem disso este PC tb so tem correcao ortografica em holandes, o que é optimo para mim, apesar de eu nunca dar erros de ortografia em holandes, simplesmente pk eu nao sei falar holandes!!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá
À semelhança do que já ocorreu em 2006, venho convidar a que participes este ano no postal de Natal a enviar a algumas instituições de solidariedade.
Vem, dá a tua sugestão de 5 instituições e deixa a tua mensagem para ser agregada ao postal a enviar.
Temos até Domingo para o deixar pronto, para que na 2ª feira o possa colocar nos CTT.

Beijo doce
Sutra

ps - Ainda não regressaste?... ;-)

17 December, 2008 14:21  

Post a Comment

<< Home