Thursday, March 30, 2006

Futebol...

Ora então cá vou eu tentar explicar porque é k eu não curto muito futebol.

Claro k para a maioria das pessoas, ser gajo implica ser adepto de futebol. Pois não é bem assim, há vários homens k não gostam assim tanto de futebol e eu sou deles.

Mas ao contrario dos homens que gostam de futebol (porque é lindo, dizem eles) eu posso explicar as razoes pelas quais eu não gosto.

Antes de mais não é que eu não goste, nem desgosto, só não me desperta interesse. Claro que gosto de ver um bom jogo, mas isso é muito raro ver-se, por isso, em vez de perder 90 minutos do meu tempo a ver a bola de um lado para o outro em lances desinteressantes, prefiro ver o resumo k em 10 minutos apresenta todos os lances interessantes.

Claro k isto não dá para analisar o jogo ou para analisar a performance de cada um dos participantes, quer eles sejam jogadores, arbitro ou treinadores.

E claro, assim já não posso fazer akela típica figura de gajo entendido no assunto, que la por ter dado uns pontapés numa bola num qualquer clube dos distritais já se acha com autoridade moral para insultar e chamar ignorante a um treinador que vive á 20 anos no mundo do futebol profissional e da alta-competiçao.

Mas quando é que o Português vai perceber que, sendo ele o chamado treinador de bancada sem a mínima formação no assunto (para alem de ver jogos na TV enquanto bebe cerveja) ao estar a contestar as opções de alguém com a devida formação, esta a equiparar-se a um qualquer puto da 2ªclasse a dizer que a professora (licenciada) não percebe nada do assunto.

No consigo deixar de comparar com a típica situação dos putos da escola a teimarem com o professor de ciências, a dizerem que “toda a gente sabe, e basta ter olhos na cara para ver, que as coisas mais pesadas caem mais depressa!” Quando na realidade, a velocidade de queda de um corpo não depende do peso, só que eles ainda não sabem isso, e como é “lógico” k “o mais pesado cai mais rápido”, então o professor é burro e não sabe nada!

Por isso meus caros comentadores de café e treinadores de bancada, mentalizem-.se de uma coisa, no dia em que tiverem um curso de treinador que vos habilite a treinar uma equipa da primeira liga, então ai já podem começar a ter opiniões, ate lá terão apenas palpites.

Mas voltando ao tema pelo qual o futebol me revolta… Já repararam quantas paginas de um jornal desportivo são reservadas ao futebol e quantas restam para TODAS as outras modalidades?

Já repararam no dinheiro que se investe no futebol em comparação ao das outras modalidades?

Eu compreendo que o futebol, quer eu queira quer não, é um desporto de massas. E como tal terá forçosamente que movimentar milhões.

Mas nem é tanto o futebol profissional que me chateia.

O que me incomoda é o dinheiro que se gasta nos clubes que nunca irão conseguir nada de útil para o nosso pais, mas existem apenas porque qualquer aldeia que se preze tem k ter um clube de futebol. E claro a câmara municipal subsidia!

O povo de futebol, por isso, tudo bem! E isto teria muito sentido se não houvesse outras modalidades que poderiam efectivamente fazer algo de útil, mas que não fazem por falta de apoios.

E eu dou-vos um exemplo que conheço perfeitamente, mas este exemplo serve para muitos outros casos idênticos que conheci.

A minha irmã jogava ténis desde os 6 anos de idade e o currículo dela inclui entre outras coisas:

- Campeã Nacional de Pares Femininos – Cadetes (14-16 anos)

- Vice Campeã Nacional de Iniciados (ate 12 anos)

- Vice Campeã Nacional de Cadetes (14-16 anos)

- Nº2 no ranking Nacional de Infantis (12-14 anos)

- Top 200 da Europa (14-16 anos)

- Estatuto de alta competição

Para não falar nos inúmeros títulos de Campeã Regional e torneios que venceu.

Claro tudo isto implica treinar 4 horas por dia todos os dias úteis da semana.

Mas vocês acham que alguém apoiava alguma coisa???

Eu vou vos contar!

Só para treinar tinha k se pagar uma mensalidade ao clube (k não era tão pouco quanto isso). Em termos de material desportivo gasto eram 3 raquetes profissionais idênticas, 1 par de sapatilhas por mês (claro que tinha que ter sapatinhas para terra-batida, outras para piso rápido e outras só para fazer corrida), umas cordas de raquete por semana, isto tudo sem falar em vestuário e outros acessórios desportivos.

Em termos de deslocações, praticamente todos os fins-de-semana tinha provas algures em Portugal continental, desde o Algarve ate ao Norte do país.

Para não falar nos torneios k ia jogar ao estrangeiro, a representar Portugal. Claro que nestas deslocações todas, não era só a atleta, havia também a deslocação do treinador.

E sabem quem é k pagava as despesas de tudo isto?

O clube? A federação? A câmara municipal?

Não! Não! Eram mesmo tudo do bolso da atleta (ou dos respectivos pais).

E quando se solicitava a Câmara Municipal algum apoio, a resposta era sempre a mesma, “Já não há verba”

E porque é k já não há verba?

Porque o pessoal que joga em clubes de futebol de merda recebe o seu salariozinho, como eu conheço muita boa gente, k vai á sua terrinha jogar ao Domingo contra a aldeia vizinha e ainda lhes pagam!

Esta bem que joguem e k os clubes existam para proporcionar desporto a essa gente toda, mas pagarem salários?? (esta bem k não é um salário alto, mas eles são imensos!)

Porque como eu dei o exemplo da minha irmã, há muitos outros em muitas outras modalidades, nas quais somos muito melhores do que no futebol, mas que ninguém apoia.

Basta olhar para o hóquei em patins, modalidade em que somos dos melhores do mundo, mas que andam igualmente sempre á rasca com fundos.

Por isso, o futebol revolta-me!

Acho que se gasta demasiado dinheiro em sustentar o VICIO do futebol, quando poderia ser aproveitado para apoiar jovens talentos em outras modalidades, que se calhar ate tinham possibilidade de chegar longe e levar o nome do nosso país la fora, mas não, anda-se a sustentar jogadores de futebol de fim de semana.

Eu já nem entro nos salários dos jogadores profissionais, que acho uma imoralidade, mas pronto! Anda um gajo a esfolar-se a estudar durante quase 20 anos, para depois uns gajos que não sabem somar 2+2 e só porque dão uns toques numa bola, irem receber mais num ano que os outros na vida toda… mas ok…

É por estas e por outras que me fui distanciando cada vez mais dessa indústria que é o futebol (excepção feita para a selecção nacional, por razoes patrióticas apenas).

Por isso não me perguntem que vai a frente do campeonato, quem vai jogar com quem, ou quem é o melhor marcador do campeonato, porque eu não sei nem muito menos quero saber.

Pronto… já descarreguei!! Ufff…

Allex

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Allex,
Para mim, alguém que não é adepto do futebol, seja homem ou mulher, é quase que uma qualidade.
relativamente aos aspectos que referiste em todo o post, subscrevo na íntegra...
Tu vaio descarregandoi para aí...desde que não descarregues em mim, lol, está tudo bem :)
Beijo com carinho.

30 March, 2006 14:50  
Blogger RCataluna said...

Já fui mais maluco da bola... O nosso futebol foi perdendo interesse e afogando-se em escâncadalos e guerrilhas inúteis.

É pena que não se apoiem, de igual modo, as outras modalidades. Tenho muito respeito e admiração por casos como o da tua irmã...

Um abraço!

30 March, 2006 19:50  
Blogger Cinza said...

Deixem o futebol em paz e eolhem para os sorrisos à volta... a vida não é feita de bolas e cerveja... lol
jinhus

31 March, 2006 11:09  
Blogger FliP said...

Pronto, será que vou ser o unico a comentar que gosta de ver e jogar futebol?enfim...

Então é assim, eu gosto de futebol pq toda a minha vida joguei, na rua, na escola, qd era miudo era o q se fazia na rua!

Mas concordo bastante ctg, no que diz respeito aos apoios a outros desportos, e aos ordenados elevados e transferencia de dinheiro existente no futebol que é excessivo, e de se ser apoiar o "unico" desporto a ser apoiado pelas CM e assim!

Infelizmente é assim, é mt triste ver ppl licenciado desempregado e ppl q nem falar sabe a ganhar milhões...

Hug...

31 March, 2006 17:52  
Blogger Marshall said...

Eu também sou homem e não gosto de futebol.... aqui no Brasil é pior ainda, mas tudo bem, vou vivendo.. hehehehe

31 March, 2006 21:16  
Blogger hala_kazam said...

mas tu nao sabes escrever pouco???
:)
sao sempre grandes testamentos... :p

ainda bem que nao gostas de futebol...se nao gostas e vais jogar á meia-noite...vê lá se gostasses :)

tás tramado comigo

:)

*

01 April, 2006 15:28  
Blogger Allex said...

Ana,
Acho k em Portugal se leva a definçao de adepto demasiado ao extremo. Pode-se gostar de futebol sem ser fanatico. Eu gosto de jogar com os amigos e as vezes ate de ver um bom jogo (muito raramente), mas nao vibro k nem um doido cada vez k se passa alguma coisa no relvado.
Bj

Rcataluna,
Eu tb ja gostei bem mais, mas todos os escandalos e a consciencia das coisas k falei no post têm vindo a fazer com k goste cada vez menos de futebol.
Abraço

SP,
É verdade, tb ja tinha reparado...
Nem sei como é k voces nao se fartam de os ler... :p
Vou tentar fazer posts mais pekenos :)
Abraço

Cinza,
Tb ja explikei em algum outro post k tb nao gosto de cerveja.
Como ves é so qualidades :p
Bjito

Flip,
Eu tb gosto de jogar, apesar de nao ter grande jeito, como podeste testemunhar :p
E tb gosto de ver alguns jogos. Mas nao acompanho o campeonato, nem taça, nem campeonatos estrangeiros. Vejo um jogo por festas. Especialmente kd é a selecçao ou kd é alguma equipa nacional em competiçoes inernacionais. Mas ai é mais o espirito nacionalista a falar do k o gosto pelo desporto em si.
Abraço

Marshall,
LOL
Rapaz nao gostar de futebol no brasil, nao deve ser nada facil!! :p
Abraço

Kazam,
É verdade, eu kd começo nao consigo parar... :p
Uma coisa é ver outra é participar!
Jogo á meia noite pk é kd temos o pavilhao livre e é uma boa hora.
Ja ninguem esta a trabalhar, ja se fez a digestao do jantar...
É bom para relaxar antes de dormir... ;)
Bjito

01 April, 2006 17:16  
Blogger hala_kazam said...

pensava que tinhas outras formas de relaxar...
:)

01 April, 2006 23:21  
Blogger Lua said...

Bem como já deu para ver, eu gosto muito de futebol e tb gosto de outros desportos, mas concordo com tudo o que disseste!!

Já agora só para dizer que tens um desafio no meu blog ;p

Beijinho:)))))

02 April, 2006 17:48  
Blogger Sol said...

Apesar de ser uma adepta de futebol, não sou indiferente ao que dizes até porque sempre pratiquei outros desportos e sei bem o que é ter falta de apoio.
É lamentável perdermos atletas com o nível da tua irmã!!

;))Beijinho

03 April, 2006 08:41  
Blogger marco said...

tive que fazer varias pausas para ler o texto...
eu gosto de futebol, porque desde que me conheço joguei futebol, na escola, nos tempos livres, e mesmo agora que trabalho, uma vez por semana jogo sempre futebol! e cria-se uma paixao enorme!

03 April, 2006 20:21  
Anonymous Anonymous said...

AMEN!!!!!!

04 April, 2006 12:09  

Post a Comment

<< Home