Thursday, March 16, 2006

Coimbra no seu melhor...

Ontem vinha eu para casa, nem era hora de ponta, e havia um transito anormalmente intenso!!

Humm... OK, se calhar é melhor começar por algumas definições…

- Hora de Ponta em Coimbra: Isto pode parecer estranho para as pessoas que sempre viveram em Coimbra, mas meus caros vizinhos, isso não existe! Coimbra NÃO TEM HORA DE PONTA! De facto, é hilariante kd vou no carro com algum Conimbricence de gema e ele/ela começa a stressar com meia dúzia de carros na estrada. (Eu vivi na linha de Sintra durante 16 anos e acho k basta uma “palavra” para a minha definição pessoal de transito – IC19!! )

- Transito em Coimbra: Fila de carros com mais de 4 veículos ate 1 342 metros de fila, isto só para nao dizer bicha. Porque mais do que isso é sinal k aconteceu alguma desgraça regional!! E ate porque nós não temos ruas com comprimento suficiente para ter muito mais transito k isso…

Não que isto seja mau!! Antes pelo contrário, é óptimo. Eu vivo a uns 7 ou 8 Km fora da cidade e á “hora que nas outras cidades é hora de ponta”, chego ao centro da cidade em 12 minutos… Roam-se de inveja Alfacinhas e Tripeiros, hehe ;)

Voltando a historia…

De facto ontem roçou-se o limite máximo da definição de trânsito, não era uma desgraça regional, mas quase! Era uma manifestação de agricultores!! Como vocês sabem os agricultores têm tractores, não é k akilo só ande a passo, mas acho k eles estavam a ter o seu prazer em andar especialmente devagar, ainda por cima com escolta policial.

Digamos que um trajecto que normalmente demoraria 1 minuto e 46 segundos, (que era basicamente percorrer a Ponte Europa e os respectivos acessos) demorou uns 15 minutos. Claro k vocês podem dizer k 15 minutos não é nada e k perdem todos os dias mais de 1h no transito, mas eu relembro k estamos a falar de Coimbra…

Para quem conhece a cidade deve ter reparado k eu chamei á ponte “Ponte Europa” e não “Ponte Rainha Santa”!

E isso é outra coisa k me faz confusão em Coimbra… Porque é k aki, tudo tem k ter sempre alguma coisa relacionada com religião??!!

É que vocês não estão bem a ver!! Vamos olhar para as freguesias da cidade… Assim de repente lembro-me de Santa Clara, Santa Cruz, Se Nova, Santo António dos Olivais e S. Martinho do Bispo. Agora vamos olhar para as pontes sobre o rio Mondego, temos 4 pontes rodoviárias na cidade, Ponte de Santa Clara, á ponte da portela acho k kerem chamar “ponte de S. António” e á Ponte Europa mudaram-lhe o nome para “Ponte Rainha Santa Isabel”!! A outra ponte chamam-lhe simplesmente ponte do açude, isto porque funciona também como represa, vá lá, essa escapou…

Ok, a Rainha Santa Isabel é a padroeira da cidade, tudo bem, mas o padroeiro de Lisboa é Santo António e lá não há nenhuma ponte com nome de santos!!

O que nos safa ainda é a universidade e o pessoal universitário com as suas borgas, se não isto era uma autentica cidade mosteiro!!

Uff, já desabafei!!
Sabem k isto de já não estar habituado a estar 1h no transito, um gajo passa-se kd vê mais k 5 carros parados num semáforo!!

Eu reclamo, mas no fundo, adoro esta cidade!! :)


Allex


9 Comments:

Blogger RCataluna said...

Em beja temos um problema semelhante: quando temos 3 carros juntos é logo motivo do engarrafamento caótico! Parace que o resto do dia já não funciona.
É um sress, à alentejana, claro...

16 March, 2006 21:41  
Blogger Unknown said...

Que engraçado eu ia falar sobre Beja mas assim o rcataluna já disse tudo!
Posso falar da cidade do Caniço, onde vivo, também é calminha, não há trânsito nem stress...
Já não se pode dizer o mesmo em relação ao Funchal, aí há horas de ponta, é uma chatice para arranjar estacionamento e todos os dias há acidentes na via rápida que lhe dá acesso.

16 March, 2006 22:06  
Blogger Alexandre o Grande said...

Eu estudei em Coimbra mas há cerca de 15 anos o trânsito era todo pelas bolachas triunfo e pedrulha!
Para saires de Coimbra eram 2 horas!O mesmo para entrar!
Não imaginas o trânsito na ponte de St. Clara antes da ponte Europa.
E no Largo da Portagem?

Agora por acaso tem óptimos acessos.

17 March, 2006 00:17  
Blogger Allex said...

sp,
O IC19 é o inferno na Terra!!
Bemdita hora k mudei para Coimbra! Tem as suas vantagens viver numa grande cidade, mas acho k o saldo final ainda pende para Coimbra.
Pode ser k eu va falando mais kk coisita sobre a cidade, assim kd ca passares ja ves nomes familiares...

rcataluna,
É verdade 3 carros em fila é muito mau!! :p
E nakeles dias em k aparece alguem numa passadeira!! Bem, é do pior!! Ha pessoal k avança logo para os calmantes!! :p
LOL
(hehe, kem ler isto ate pensa k é mesmo assim...)

trequita,
Madeira infelismente nao conheço. Ja tenho uma ida a Madeira prometida a uns amigos k ai vivem á bastante tempo, por isso, devera ser das minhas proximas deslocaçoes.
Por acaso agora k falas nisso, voces têm k ter cuidado, pk a comprarem sempre carros novos, kk dia nao tem espaço na ilha!! Eu acho k deve ser um bocado stressante viver numa ilha, nao?
Se ha assim tanto transito deviam arranjar um metropolitano, ouvi dizer k tuneis por ai nao falta :p

alexandre,
Sim, eu ja vivo em Coimbra á uns 12 anos e de facto nessa altura estava um bocado pior. Coimbra esteve parada durante muito tempo, mas agora pareceu k ja começou a mexer alguma coisa. Teve k vir o Euro2004 para o pessoal se mexer, vamos la ver se continua!

Bjitos p/as meninas e abraços aos meninos ;)

17 March, 2006 05:10  
Blogger Sol said...

Que dia de stresse , bolas!!!
Realmente... Até é difícil comentar... Sinto o meu corpo fervilhar de... inveja??? Será isso??? Ora espera um pouco... é isso mesmo!!!
Coimbra...passei aí uns bons fins de semana ... Noites académicas... saudades!!!
Aquelas escadas, nunca mais vou esquecer... e de umas certas tradições com as ditas estátuas!!! Mas isso é outra história...
Falávamos de trânsito... Vivo em Gaia, trabalho no Porto, trajecto de 10minutos (+de 1h ) , mas é bom, nada como começar o dia a discutir, e mais, como gosto de pontualidade, digamos levantar às 7.30(logo eu q me deito sempre tarde, dormir para quê??.... A melhor parte sem dúvida, estacionamento... no Porto?? O que é isso?? Estacionamento.... pois... não existe... mas existem multas, quem não gosta de uma multa?? Tão bom...
(confesso já q ninguém está a ouvir tenho estacionamento gratuito, não tenho culpa, deram-me eheh... ) .

;))) Beijinho

17 March, 2006 12:16  
Blogger Unknown said...

Viver aqui não me causa stress.
Para mim o único problema são os fins de semana, apetece dar uma volta, um passeio e em algumas horas passamos pelos mesmos sítios de sempre e voltamos ao início!
De resto aqui até é uma ilha com muita coisa para fazer, ao contrário de Beja que está esquecida e parada no tempo salvo raras excepções...
Bjokitas e bom fim de semana

17 March, 2006 13:58  
Blogger Lua said...

Coimbra... eis uma cidade que eu não conheço nada bem, mas pelo que pude ler tem um "trânsito" invejável... é que eu sou de Gaia e faço a minha vidinha no Porto, logo já se pode imaginar o caos... ou passamos horas no trânsito ou acordamos de madrugada para tentar chegar a horas... mas como não sou adepta de nem uma coisa nem outra, posso sempe usar o metro e poupar umas dores de cabeça!!!

Beijinho :))

17 March, 2006 21:15  
Anonymous Anonymous said...

Allex, delirei com o teu desabafo! (lol)
Não, eu não estou a brincar com o problema do trânsito, porque eu também já enfrentei por 2 ou 3 vezes esse IC19. Trabalhando em Lisboa e residindo em Lisboa - e agora estou do lado Sul - apenas fui 2 vezes a Sintra em hora de ponta, e jurei para nunca mais lá ir a certas horas.
Mas Coimbra pelo pouco que conheço é bastante pacata e não tem hora de ponta :P

Obrigada pela tua visita ao Contos :-)

E olha que não era para adivinhar o final. Se leres a introdução do Acto I entenderás.
Conto contigo para ajudares a escolher o final de entre os que vou apresentar ;-)

Beijo doce

17 March, 2006 22:01  
Blogger hala_kazam said...

aiii coímbra ... belos tempos...tenho que aí voltar que ja tenho saudades...

por isso é que eu ando a pé...faz bem ás pernitas e nao nos deparamos com bixas...perdao...filas

*beijos*

17 March, 2006 22:59  

Post a Comment

<< Home