Wednesday, May 31, 2006

Os padroes são gay!

Isto pode parecer um bocado estranho, mas no outro dia encontrei uns lençois k já andava a procura á montes de tempo! (eu avisei k não ia soar bem… )
Uma vez vi, já não sei onde, e adorei o efeito de uma cama com lençois totalmente pretos.
Mas nunca tinha conseguido encontrar, tb é verdade k não tinha procurado a serio, apenas reparava kd passava em algum sitio k vendesse lençois, isto é, basicamente nos hipermercados ou centros comerciais…
Mas nunca encontrava totalmente pretos! Ha de quase todas as cores, laranja, azul claro, verde… Mas pretos não!.
Uma vez entrei numa loja e perguntei se tinham lençois pretos. E a senhora responde “Haa, tenho uns k TAMBEM são pretos.”
Mas eu tinha pergunta se ela tinha lençois “k tb são pretos”??? Não, pois não!!
Mas porque é k as pessoas dao respostas k não tem nada a ver??!!
Isto faz me sempre lembrar um episodio de pedir uma coca-cola light!
Eu tenho um grande amigo k é doente por Coca-Cola®, (usei o ® porque no caso dele so pode mesmo ser a original) e certo dia estavamos numa pastelaria e passa-se o seguite:
- Olhe, era uma Coca-Cola® light se faz favor.
- Haa, light não temos. Mas temos sem cafeina! (diz o funcionario com ar de orgulho por ter facultado uma alternativa ao problema levantado pelo cliente)
Ora… isto é no minimo… estupido!
Porque quando nós pedimos um café com adoçante, nenhum funcionario diz:
-“ Haa, adoçante não temos, mas temos descafeinado!”
É k é exactamente a mesma coisa do k a coca cola, so k não vem kente como o café.
Bem, mas nem vamos falar de cafes quentes, porque isso lembra-me logo uma aula de 1h30m de “fenomenos de tranferencia” que foi passada na totalidade a discutir os mecanismos de arrefecimento de um chavena de café. (Por acaso ate foi muito interessante, kk dia faço um post a descrever).
Mas eskecendo a questao das dificuldades de comunicaçao, vamos voltar ao tema… padroes.
Pois é, lençois so pretos nunca encontrava, era sempre com umas paneleirices la no meio. Tipo riscas, bonecada… enfim padroes!
Eu não gosto de padroes!
Prefiro as coisas lisas, sobrias, lineares, objectivas.
Podem ate ter diferentes cores, em zonas diferentes ou coisa assim, mas padroes não!
Se repararam eu tenho me referido aos padroes com termos negativos normalmente associados á homosexualidade. Mas isto não é nenhuma homofobia, mas tb não é por acaso.
É que os padroes para mim vao de encontra á origem da palavra “gay”.
Ou seja, a traduçao á letra e original da palavara “gay” não é homosexual. “Gay” ker dizer alegre e só depois começou a ser usada para homosexual.
Bom, eu acho k os padroes são gay! Pah, acho k bonekinhos e riskinhas e essas merdinhas, são coisas demasiado alegres.
“Haa, k riskinhas tão bonitas e k bonekinhos tao lindos.” – Mas o k é isto??!!
Por isso eu digo… Padroes é mt gay!!

Allex

Saturday, May 27, 2006

Rotinas,

Depois de uma mudança a rotina não perdoa e volta a tentar instalar-se. No inicio tudo é novidade e há sempre coisas novas. Mas depois as novidades vão se acabando e acaba-se por se definir um dia-a-dia standard.

Para os mais arrojados tb há as semanas standards, ou seja em vez de se repetir um ciclo diário, os ciclos já são semanais. Tb há os ciclos mensais, mas isso é mais nas mulheres. (Eu sei k 28 dias não é um mês, mas não me estraguem a piada! Alem disso os 28 dia tb é um valor médio :p )

De qualquer forma diz-se k temos k combater a rotina pk ela é a fonte de muitos os males. Mas afinal como se faz isso?

Ok, posso ter varias actividades diferentes, fazer coisas diferentes e tal... Mas quantas coisas diferentes é preciso fazer para poder dizer k não se tem rotina?

Acho k uma ou outra coisa, pode kebrar a rotina pontualmente, mas no dia seguinte ela volta.

Tb me posso inscrever numa qualquer modalidade desportiva, posso sair a noite varias vezes, posso fazer muitas coisas regularmente para no dia seguinte a rotina não voltar, mas se assim for, não estou a fugir a rotina, estou so a altera-la. A rotina em vez de ser, por exemplo estar por casa, passa a ser uma sequencia de actividades, ou seja, outra rotina!

Isto tudo so para dizer que não há como fugir á rotina, apenas podemos molda-la de tempo a tempo.

Estou a dizer isto pk esta semana decidi tentar moldar a minha. Ate agora (sim, pk isto de trabalhar 8h por dia custa a habituar :p ) não tinha tido tempo, paciência ou vontade de sair de casa depois de jantar. Mas esta semana la me obriguei a sair de casa. Uma vez fui tomar um café com uns amigos e outro dia fui mesmo sozinho para ver o ambiente.

Acho k 2 amostras não seja para se ter uma conclusão significativa, mas ainda assim nota-se k Coimbra ainda é maiorzita que Leiria.

Sim, porque fui dar uma volta a pe á noite pela cidade, e quando dei por mim, já estava no lado oposto da cidade! Pensei, “O k? Já andei assim tanto para atravessar a cidade?” depois olhei para o relógio… “Haa, não ufff! Afinal so andei 20 minutos…” Enorme a cidade não é? ;)

Bom, mas pekeno não é necessariamente mau. (depende do k se esta a falar claro!) Ainda não posso falar porque ainda não conheço bem a cidade, mas espero k ela tenha boas surpresas por descobrir.

Hj vou ficar por aki porque tenho recebido reclamações da extensão dos meus post…
Será k nisto pekeno é bom?...

Allex

Friday, May 19, 2006

Nao me ocorre nenhum titulo minimamente inteligente p/isto!

Esta semana começou com mais uma passagem pela capital da nação. Tive outra formação em Palmela no sábado de manha.

Como não me estava a apetecer levantar cedo o suficiente para fazer mais de 100 Km a tempo de chegar a Palmela as 10h, fui para Lisboa logo na sexta feira, para poupar tempo, achava eu…

Cravei estadia a uma amiga e la fui eu de véspera. Foi pena não ter dado para sairmos um bocadito nessa noite, mas deu para por a conversa em dia (ou pelo menos parte). Ate porque esta visita já estava prometida a algum tempo.

Parece k ando a viver a tempo demais em cidades pekenas, porque eu achava sinceramente que estando eu a poucas dezenas de kilometros de distancia, iria percorrer precisar de muito menos tempo para chegar ao destino do que se viesse de Leiria, k fica muito mais longe!!

Pensei, “1h deve chegar perfeitamente! Isto é so atravessar a 25 de Abril e depois é uns kilometrozitos e já esta! A ponte ate se ve daqui e tudo! É um pulinho!”

Mas a grande diferença para Coimbra ou Leiria, é que para qualquer sítio que se consiga ver sem binóculos, um gajo chega la no máximo em 29 minutos! Pronto, ok… Se incluirmos zonas urbanas… 32 minutos.

Mas afinal a minha colega que veio nessa manha directamente de Leiria chegou a horas, e eu não… Mas atenção, ela saiu uns bons 14 minutos mais cedo k eu!!

La tivemos a formação de “Sensibilização Ambiental”, sim porque nos somos uma empresa responsável e conscienciosa! Sim até somos, mas a formação era mais so porque ia haver auditoria da certificação ambiental na segunda feira, e era preciso refrescar os conceitos dos funcionários, não fosse o auditor fazer algumas perguntas ao pessoal.

Por falar nisso, vocês sabem k cada um de vocês, ao longo da vossa vida, irá produzir cerca de 600 vezes o vosso peso (em idade adulta) de resíduos?? Impressionante não é?

(Nota: o intuito desta observação é apenas de sensibilização ambiental, e não para motivar ou fundamentar qualquer mania das dietas!)

Da parte da tarde fui finalmente ver o IKEA com a Jaci (vocês devem te-la visto ai pelos coments). Já andava a um tempao para ir conhecer o espaço, mas nunca tinha calhado. Akilo ate é giro, tem muita coisa a preços interessantes, pena é não dar para comprar tudo o k se gosta…

Comprei umas coisitas, mas a compra mais gira foi um quadro de escrever, tipo akeles quadros brancos, sabem? Mas este é de vidro. Resultado, mais 2 furos na parede do quarto… Acho k vai haver um senhorio k se vai passar com tanto furo na parede. Especialmente depois dos 4 k fiz no tecto da casa de banho e que depois acabei por não aproveitar porque mudei de varão do cortinado, hehe :s

Por falar em furos, finalmente afixei a minha tabela periódica na parede! Comprei esta tabela periódica pela net, e depois de ser enviada dos states e de ficar mais de um ano arrumada num canto finalmente esta onde merece. Mas esta não é uma tabela periódica qualquer, é um cartoon em que a tabela é tipo um condomínio fechado, e cada elemento químico é um apartamento. Depois os elementos têm diálogos uns com os outros, sempre relacionado com as características de cada elemento e sempre com humor. Se bem k tenho k admitir k apesar de ser licenciado em química industrial, há uma ou outra piada que não percebo :s

Hoje acordei com aquela sensação k ainda devia ser montes de cedo e para não stressar nem fui confirmar. Sim porque é sempre um stress quando uma pessoa olha para o relógio e ve k tem k acordar dai a uma hora. Mais vale nem ver as horas, assim não sei kt tempo falta para acordar e assim não há pressões para voltar a adormecer rapidamente.

Mas desta vez, estranhamente não tinha sono, depois de alguns minutos a tentar voltar para o sono, la decidi ver quanto tempo ainda tinha para dormir. A razão para estranhamente não ter sono, era simplesmente que já devia estar no trabalho a meia hora. Eu sempre achei k a desculpa “O despertador não tocou…” uma desculpa para quem não tinha imaginação para uma desculpa melhor, mas afinal, isso acontece mesmo! Ou se tocou eu não ouvi… Mas estava ligado, k isso confirmei.

Vamos la ver como corre amanha…

Entretanto hj ao jantar resolvi não fazer congelados. Tinha comprado uns bifes de vaca e tentei cozinhar akilo. Segundo aquilo que tenho visto os outros, ou melhor, as outras fazer, é suposto por os bifes a temperar com alguns condimentos, tipo alho, sumo de limão, louros, ou coisas assim.

Acontece que a única coisa k tinha era mesmo so alho, mas achei que o sumo de limão seria importante para potenciar a pressão osmotica celular, ie, para os bifes imbebidos em algum liquido para poderem mais facilmente absorver os condimentos.

Só que a coisa mais parecida k tinha com limões era mesmo as laranjas, ora como quem não tem cão caça com gato, la teve que ser.

Depois fritei aquilo em manteiga, tb não havia vaqueiro (passo a publicidade) por isso foi mesmo aquela de barrar no pão com um bocado de óleo, senão acabava com a manteiga :p

No fim ate que não ficou mal, o ligeiro sabor a laranja misturado com as natas ate k não ficou mal. Contudo, agora já percebo melhor a quando era acordado de manha com alguém a martelar os bifes, realmente ajuda…

Allex

PS: Sobre o relógio com rádio comprado nos chinese, tal como tinha ficado de contar, não deu problemas a trocar. Apesar de a rapariga não ter dito grande coisa, parece k percebeu o k eu kiz dizer. Ela experimentou o rádio (k não apanhava nenhuma emissora) e apesar de ainda ter feito uma tímida tentativa de refutar a minha argumentação exclamando um “hoa” quando aquilo QUASE apanhava uma emissora. Mas bastou-me fazer akele sorriso tipo “deves estar a gozar comigo” para ela desistir e aceitar a troca.

Tuesday, May 09, 2006

Lá por casa...

Este fim de tarde foi dedicado a arranjos domésticos.

É que isto de mudar de casa tem muito k se lhe diga, é k tem k se trazer/comprar tudo! Um tipo ker um palito e não há!

Penso k já tinha dito num post anterior k por enquanto resolvi ficar num quarto alugado, k como não esta mais ninguém no apartamento (T3) acabo por ter o apartamento para mim, o k não é mau.

O apartamento não é grande, mas tem uma particularidade interessante, uma das paredes exteriores da casa de banho é feita com akeles tijolos de vidro. Coisa k eu achei altamente kd vim ver a casa pk tem montes de luz.

Só me apercebi de um pequeno detalhe na primeira noite, é que se de dia entra luz no WC, á noite o sentido da luz é o inverso. Ou seja qualquer pessoa k passa-se na rua tem uma sessão de sombras chinesas kd se esta no WC de luz acesa.

Tive com comprar um cortinado para lá.

Isso é outra faceta de mudar de casa, akilo a k os americanos chamam o “getting in touch with your feminine side”. Isto de andar a ver cortinados, almofadas decorativas, varões p/os cortinados, toalhas de mesa, panos de cozinha, tapetes…

Falando em cortinados, esse cortinado do WC foi colocado assim meio de urgência, já explico…

Como é k se prende um varão a uma parede de tijolos de vidro?!!

Não posso fazer furos nakilo!! Ate pk mesmo k se conseguisse, ker dizer, akilo é vidro, não deve ficar muito bem a ver-se os parafusos dentro da parede.

O que é k eu pensei?? Fixa-se ao tecto!

Por acaso ate fica um efeito engraçado, o mais chato é k o tecto era dakeles de placas de gesso, logo não muito sólido… Akilo aguentou-se, mas acho k não ia-la ficar muito tempo, por isso comecei logo a pensar em outra alternativa.

Hoje arranjei a solução, vou fixar o varão nas pontas, nas paredes laterais. Comprei os suportes para esse efeito e os k estavam no tecto foram para a janela do quarto.

Também comprei o cortinado para o quarto, estão a ver o k digo dakilo do “feminine side”… Isto a tornar-se perigoso, por este andar kk dia tenho umas florzinhas aki no blog…

Continuando, para fixar o varão nas pontas tive k comprar um varão maior, akilo tem 2,20 m. Como só havia varões de 2,00 m ou de 2,60 m, a opção era o de 2,6m e depois corta-lo á medida. Nada k uma serra de ferro não resolva, pensei eu.

Comprei uma serra no AKI, intitulada “serra de ferro mini”, sim pk eu só ia cortar um varão de 16mm de diâmetro, não era preciso uma serra a sério!!

Cheguei a casa tentei cortar o varão, consegui fazer um risco no varão e destruir a “serra mini”. Voltei ao AKI a reclamar com a serrinha deles k nem um varão cortava.

Devolveram-me o dinheiro e desta vez levei uma serra normal, mas infelizmente da mesma marca.

Com esta segunda serra consegui fazer um risco um bocadito mais fundo, mas não fui muito mais longe. Já não voltei ao AKI!! Ate pk já não tinha mais trocos para doar á miúda k estava á porta do AKI a angariar fundos para uma qualquer instituição de caridade.

De certeza k lá na fábrica deve haver alguma coisa para cortar ferro, por isso eu levo akilo para cortar lá, senão não ganho para a gasolina de ir e voltar ao AKI (k fica a 200m de casa, mas ir a pé é chato…)

Voltando aos cortinados, uma vez k não consegui colocar o do WC, virei-me para o do quarto.

Fiz os furos na parede, coloquei o varão e o cortinado. Tudo óptimo, só faltava fazer a bainha ao cortinado k estava um bocado grande.

Mas nada k um agrafador e meia dúzia de agrafos não resolvesse.

Tb troquei a disposição de alguns moveis e comprei uma secretaria mais pekena, pk a k aki estava ocupava quase metade do quarto.

Agora só falta mesmo comprar a placa de TV para ver TV no PC, sim porque eu não trouxe TV, por isso, sem TV e sem net, o mundo passa-me um bocado ao lado!

Pah, se por acaso o mundo for acabar entretanto, mandem-me um mail, só para eu ficar a saber e tal…

Outra coisa de uma pessoa morar sozinho é que ninguém nos lava a loiça… Antigamente, eu só colocava a loiça no lava loiças e akilo no outro dia estava lavado e arrumado no armário, mas aki isso não funciona, eu já experimentei.

Nos primeiros dias aconteceu-me algumas vezes lavar a loiça, limpar a bancada e o fogão e isso tudo, dar 2 passos para trás e ficar a admirar o meu bom trabalho. Depois virar-me e ver k a loiça do jantar ainda estava na mesa, enfim, é uma kestão de pratica.

Nada como um gajo se tentar lembrar como as ex’s faziam para se safar nestas tarefas.

Outra cena é o pano amarelo. Assim de repente, das k me lembro, todas as mulheres têm um dakeles panos amarelos para limpar o lava loiças, fogão, etc.

E como não keria infringir alguma regra sagrada das lides domesticas, claro k as mulheres negam a existem dessas regras, mas é como as bruxas, lá k as há… há!

Senão, as mulheres não tinham todas esses panos amarelos!

E como eu não kis irritar o deus das cozinhas, até pk toda a ajuda é bem-vinda, decidi comprar tb um pano amarelo.

Bom, vou ficar por aki k isto já vai extenso.

Amanha tenho k ir a uma loja de chineses trocar um relógio de cabeceira e cujo magnifico rádio incorporado consegue a proeza de encontrar zero estações de rádio… Visto k não vi nenhuma das funcionarias falar português e k eu só soube o preço a pagar porque apareceu o numero no monitor em letras grandes (apesar de k ate o botão do start do Windows estava em chinês)… deve ser uma aventura trocar akilo… depois conto-vos.


Allex

Monday, May 08, 2006

Primeira Semanita

Esta semana inicial de trabalho correu muito bem, ate porque isto para uma pessoa se ambientar, nada como semanas com feriados.

A semana correu bem, andei principalmente a conhecer as instalações, tanto a de Leiria como as de Palmela.

A ver como se fazem as coisas e como tudo funciona, basicamente a ver os outros trabalhar.

Também já aprendi muita coisa, parece k é desta k vou finalmente ter k saber química…

Não sei se sou so eu, mas quando acabei o curso, fiquei com akela sensação “licenciado?? mas eu não percebo nada disto…”

Se calhar ate percebo, so k ainda não dei conta disso, espero k seja o caso :p

Bem, vistas bem as coisas, quando assistimos a uma acção de formação de uns operadores, achei a linguagem utilizada e a forma de explicar as coisas muito superficial. Mas no fim a pessoa k deu a formação disse k tinha k ser assim, senão o pessoal não assimilava. Parece k normalmente metade do k é dito fica por assimilar e da outra metade, 50% tem um prazo de validade de alguns minutos. Restam 25%, resta esperar k seja uns 25% úteis, e não apenas a parte do “Boa tarde”, “perceberam?”, “algumas duvidas?” e “ate a próxima”.

Estou a brincar claro, espero eu…

Ate agora tem sido tudo muito soft, nada de responsabilidades, prazos, pressões, problemas… nada. So mesmo ver e aprender.

O que é bom porque não há dificuldades, a única dificuldade é so mesmo conseguir assimilar tudo, o k com o tempo la terá k ir ao sítio.

Tenho feito umas análises químicas a alguns reagentes k são utilizados no processo de produção, e tenho também ajudado os operadores em algumas das suas tarefas, nada como fazer para perceber como as coisas são feitas.

Allex