Monday, October 16, 2006

Antigamente é que era…

Neste fim de semana passaram cá por casa 2 casais amigos… Almoçamos e fomos tomar um café à rua…

O motivo deste post prende-se com uma feira de antiguidades que havia lá numa praça da cidade.

Havia muitas coisas antigas, desde utensílios rurais, moedas, mas principalmente livros.

Sendo livros antigos e usados e que alguém é obvio que já alguém os leu/usou, mas nunca tinha pensado realmente nisso.

Havia livros de todos os tipos, desde romances a livros escolares.

A melhor parte de folhear esses livros era ver o que o anterior dono tinha sublinhado e que anotações tinham feito nas páginas.

Havia coisas interessantes tais como, num livro escolar de física:

“Um corpo nos pólos pesa mais que no equador porque nos pólos um corpo pesa mais porque esta mais perto do centro da Terra”

Gostei especialmente da parte do “corpo pesa mais porque um corpo pesa mais”…

Peguei num livro antigo, cuja 1ª edição era 1966, sobre a sexualidade feminina. Pensei “vamos lá ver o que se pensava nessa altura”.

Comecei a desfolhar, não tinha fotos (k pena, quer dizer se calhar ate foi melhor, consta que os padrões depilatórios dessa altura era bem diferentes dos actuais) mas tinha desenhos! Mas mais giro que isso era os testes propostos pelo autor, tipo aqueles testes que actualmente aparecem nas revistas, com uma pergunta e algumas respostas possíveis para depois se ver a pontuação.

E a anterior dona do livro tinha assinalado as respostas dela. Então fiquei a saber, por exemplo, que ela tinha nascido em 1970 e que por volta de 1994 houve uma troca de parceiro sexual mas que não foi para melhor. A solução do teste remetia-a para a página 79, capitulo intitulado “conheça melhor o seu corpo”, basicamente, masturbação.

Será que a mentalidade da época era, “OK, o teu gajo é uma merda na cama… Pah, deixa lá isso, há coisas piores… Olha, vai brincando sozinha”?? Pelos vistos procurar outro parceiro não fazia parte das opções. Heii, ela já tinha mudado (pelo menos) uma vez!! Nada de abusos! :p

Enfim, outros tempos…

Mas o que motivou mais este post e a lição moral dessa tarde é:

“Começa a ser preocupante quando um gajo vê os seus livros da escola à venda numa feira de antiguidades…”


Allex

6 Comments:

Blogger Cinza said...

A velhice fica à espreita... eheh... Também eu adoro essas feiras... há sempre objectos diferentes e curiosos...

17 October, 2006 14:28  
Blogger Nay said...

lol...
bem tu ainda consegues ver alguma coisa de interessante nessas feiras, agora eu cada vez que dou de caras com uma o meu pensamento é sempre o mesmo: "Antiguidades!?!?! uuumm já sei o q fazer aquelas coisas horriveis q tenho escondidas lá por casa... o tratamento correcto e ainda posso ganhar uns tostões com aquilo!" ;)
Bjs

17 October, 2006 16:20  
Blogger Unknown said...

a mim já me aconteceu encontrar à venda o meu livro de Língua Portuguesa do 3º ano (3ªclasse)... para mim foi algo assustador porque quando comecei a folhear as primeiras páginas do livro dei conta que me lembrava perfeitamente das páginas seguintes, tanto dos textos como das imagens (acho que não era à toa que os meus amigos me chamavam marrona!)

18 October, 2006 00:16  
Anonymous Anonymous said...

Depois de de ler tudo, chegar ao fim e ler a lição moral, é de risos ;-)

Beijo doce

18 October, 2006 22:57  
Blogger Lua said...

Não corro esse risco, tenho grande parte dos meus livros ainda comigo e ainda bem, porque sou daquelas pessoas que faz imensas anotações e alguns desenhos também!!! ;))


Beijinho

19 October, 2006 15:52  
Anonymous Anonymous said...

Vender coisas minhas faz-me confusão… o k tenho tem sempre valor sentimental….

20 October, 2006 23:35  

Post a Comment

<< Home