Desafio...
Em resposta ao desafio lançado pelo nosso querido alentejano RCataluna ;) cá vão as minhas respostas.
Portanto pelo que percebi (não é que seja difícil de perceber, mas eu gosto desta expressão) a ideia é cada blogger descrever 6 características suas, vamos lá ver o que sai daqui:
1- Falta de assertividade. Estou a tentar trabalhar nisto, mas como dizem os inglês… “you know, it’s a process”. Para quem não esta familiarizado com o ermo, tem a ver com a dificuldade que temos (especialmente em Portugal) de “fazermos o jeitinho” mesmo quando não nos convém, porque senão as pessoas ficam chateadas connosco. Sabem, muitas vezes as pessoas nem ficam chateadas connosco, muitas vezes ate iriam compreender a nossa posição se negarmos o tal favor, mas nos é que nos convencemos que a pessoa iria ficar fatalmente chateada connosco que nem lhe damos a oportunidade de nos provar o contrario. Por isso pessoal, se vos pedem algo que não querem fazer, digam! Certamente que a pessoa, se for vosso amigo ira compreender e valorizar a sinceridade. Isso é ser assertivo, o termo “fino” para o famoso “pão pão, queijo queijo”.
2- Pontualidade. Isto é um problema! Um tipo habitua-se ao quarto de hora académico e depois parte do principio que todo o universo esta familiarizado com este conceito. Coisa que não é propriamente verdade. E ainda bem, porque a pontualidade é algo que deve ser cumprido. Isto leva-me ao discurso de um professor sueco que tive. Não directamente sobre pontualidade, mas na mesma família de assuntos. Ele vive na Suécia, só esta pontualmente em Portugal, então o semestre de aulas dele é compactado em 2 dias intensivos de aulas. Um dia a combinar a melhor data para a apresentação dos trabalhos finais da cadeira, passou-se este discurso entre o tal professor e outra professora que tb ligada a essa cadeira (que por acaso ate é esposa dele).
- Que tal na próxima sexta feira?
- Humm, na próxima sexta não pode ser
- Porque?
- Porque na quinta é feriado!
- Sim, mas eu disse sexta, não quinta!
- Sim, eu sei, mas não pode ser na sexta porque na quinta é feriado.
- Não estou a perceber
- Sabes, aqui em Portugal, quando há um feriado numa quinta é costume os funcionários não trabalharem na sexta, fazem ponte.
- Haaa, e depois querem vocês ter um pais desenvolvido…
Claro que a resposta a isto não poderia ser mais do que uma grande pausa com os olhos bem no chão…
3- Tenho a mania de ver defeitos em tudo. Deve ser aquela mania de ser do contra. Mas isto tb depende de com quem falo, se for alguém que conheço mal não gosto de entrar logo a ser do contra, parece mal :p Mas com amigos ate é bom, porque conseguimos pegar num assunto de nada e estar ali uma tarde a debater aquilo. Do tipo de começar a falar do Líbano e acabar a falar dos problemas das redes de teletransportes do século XXII. Sim porque já viram se há 3 teletransportes em rede, e se de um se envia uma coisa qualquer para os outros 2, temos uma duplicação do elemento inicial. Isso é bom para enviar comida em simultâneo para vários destinos carenciados. Mas e se esse elemento inicial for uma pessoa??!! Já nem falando na questão de “A Mosca”, temos no mínimo uma clonagem instantânea! Isso vai ser um problema! Bom, enfim... ainda não chegamos a concluir a conversa…
4- Distraído. Sou muito distraído, e há muita coisa que me esqueço completamente. As coisas importantes ficam. Pessoas, momentos, frases que me tocam… essas coisas. Mas tipo “olha quando vieres para casa trás pão!” – esquece…
5- Tb tenho a mania de ser contra as certezas absolutas. Por exemplo já repararam que se pegarem na coisa que vocês melhor conhecem e levarem-na ao limite, vão ver que afinal não sabem nada. Eu deparo-me muitas vezes com esse problema na minha área, a química. Eu acho muito difícil dizer “isto é assim!” porque isso implica que seja sempre assim, em toda e qualquer circunstancia, e que em caso algum existe alguma excepção. E como há tanta coisa no universo que desconhecemos e principalmente que eu desconheço, ao dizer por exemplo a coisa mais banal do tipo ”os líquidos repousam no contentor onde são colocados!” posso sempre correr o risco de ouvir uma resposta do tipo, “sabes, em condições especiais o hélio liquido super arrefecido se for colocado num recipiente, tem tendência a subir as paredes do recipiente, contrariando a lei da gravidade!” E depois digo o que? “Ai sim? Pois… não sabia…” Como vêem, não é fácil ! Dai ser “sempre” mais seguro dizer, “é provável que seja assim!” Isto da a ideia que nos achamos que aquilo se passa daquela forma, mas não exclui a possibilidade de haver outras alternativas.
6- Bom para não ser só defeitos, deixem-me cá arranjar algo positivo… Quando me empenho em algo, “tenho tendência” (em homenagem ao ponto anterior) a dar o máximo pelo meu objectivo. Posso não me dar bem, mas ao menos tento e fico a saber que não deu. Detesto coisas deixadas a meio e ter que viver com a dúvida se iria resultar ou não. Isto aplica-se em vários campos, profissional, pessoal, etc.
Bom, espero que tenha servido para ficarem a conhecer-me um pouco melhor, se calhar par alguns isto já não foi novidade, é sinal que me conhecem :p
Ora, agora falta desafiar outros 6 bloggers, não é verdade?
Então o prémio vai para…
Allex
2 Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
Desculpa a minha falta de "pontualidade" em vir responder que aceito o desafio...
Como não tinha, "certeza absoluta" se o aceitaria ou não, demorei para decidir :p...
O facto é que ponderei a minha "assertividade" ou seja se era assertivo fazê-lo sem te "dar o jeitinho"... e como sou "distraída" quase me esquecia novamente... ;)mas...vou "empenhar-me" "dar o máximo pelo meu objectivo" apesar que não vejo interesse algum neste tipo de correntes(este momento foi só para contrariar) ;))(como certas pessoas :p)
Amanhã não...
O domingo será ideal ou...
Talvez sábado, mas eu respondo esta semana :)))))))))
Beijinho...
Post a Comment
<< Home